Iniciação no Culto de Orunmila Ifá - Omo Ifá – Awo Ifá Ipinodun

AddThis Social Bookmark Button

 Iniciação Ifá

Omo Ifá – Awo Ifá Ipinodun

 A iniciação nos trás muitos benefícios, você ira se harmonizar com o seu destino pessoal no Aye (Terra), terá também proteção e prevenção contra doenças, espíritos destrutivos, inveja, olho gordo, pragas, magias e feitiçarias. Orunmila Ifa e Esu darão orientação espiritual para alcançar o sucesso no mundo dos negócios, amor, familiar e espiritual. Vitória em todos os sentidos. O sucesso nasce da força espiritual que despertamos e aumentamos em nosso interior e Ori (Cabeça), Enikeji, nossa aura ou duplo etério, nosso gêmeo espiritual que se mantém em energia, um doble que os espíritas kardecistas chamam de perispírito que nos lembra e faz cumprir o nosso destino no Aye (terra) que recebemos e nos propomos a cumprir no Ile Orun (Casa do Céu). Enikeji faz parte de nosso Ori (cabeça) a sede de toda a existência, morada de nosso Orisa Eleda (Matéria massa de origem) ou Orisa regente, Odu (Signo Yoruba), tudo que se refere a nossa espiritualidade como: Ancestrais, Baba Egun, ou mesmo um espírito guardião, encantados, estes ancestrais são ligados a pessoa as vezes de outras vidas, tudo que se refere a parte espiritual, destino pessoal, esta ligado ao Ori, e sua composição, Enikeji, Iwa (bom caráter). A Iniciação em Ifá Orunmila trás o alinhamento e equilíbrio todas estas energias.

 

A importância da Divindade Orunmila Ifá dentro da religião nativa Africana do povo Yoruba é muito grande. Na mitologia Yorubá, Orunmila é o Deus da sabedoria entre os Irunmole (Orisas Geradores) e a divindade do destino, profecia e da sabedoria. Ele é "Igbakeji Olodumare" (o segundo em comando de Olorum ou Olodumare, muitas vezes também traduzido como "segunda cabaça de Deus", já que "IGBA" significa "cabaça") e "ipin Eleri" (testemunho do destino). Orunmila é também conhecido como Agbonniregun, aquele que detém todo o conhecimento da sabedoria e entendimento de todas as coisas Ifá seria a própria sabedoria. .

 Existem duas formas de iniciação:

Primeira Mão. Iniciação Comum = “OMO IFA”, em outras famílias esta iniciação se chama Isefa.

Segunda Mão de Ifá. Iniciação para sacerdote = “AWO IFA”, em outras famílias Itefa.

ObsAs praticas do Oráculo Sagrado de Ifá, tem origem em vários territórios da Nigeria, Benin e Togo, por isto tem Iles (casas) que usam os nomes da mãos de forma invertida ou diferentes, tem famílias que o Itefa e a primeira mão e o Isefa a segunda. Em minha família usamos Omo Ifa e Awo Ifa Ipinudu.

No Ifá Afro Cubano são, Awofakan e Babalawo. No Caminho feminino Awofakan e Apetibi. Existe também o Oba Eni Oriaté cargo para Babalorisas ou pessoas que pegam espírito. O Ifá tradicional é diferente.”

 Primeira Mão da iniciação no culto de  Ifá Orunmila.

 Omo Ifá, a iniciação comum pode durar em media 3 dias, em alguns casos raros pode chegar a 17 dias, no terceiro dia é feita uma cerimônia que se chama Ita-Ifá, aonde é sacado o Odu de nascimento do Omo Ifá, neste momento o Babalawo também revela o Orunko Ifá, nome iniciático, após se revelar o Odu de nascimento será realizada previsão, descrevendo o seu caminho espiritual, será instruído como corrigir questões problemáticas, relacionada a vida, pratica, espiritual, amorosa ou mesmo familiar, será revelado quais são os tabus do novo Omo Ifá, será dada recomendações de como obter o sucesso em muitas áreas da vida, quais energias deverão ser cuidadas, como Orisas, Egungun, Yami ou mesmo Magias, Ebus (pos), Aware, Mandarikans que devera utilizar no dia a dia.

 Por que eu preciso saber o tabu pessoal?

 A tradição de Ifá é baseada em uma relação harmoniosa com as forças e leis da natureza. As interdições quando aplicada ajuda uma pessoa permanecer em equilíbrio com Olodumare (Criador) e com sua energia pessoal, para que o indivíduo possa crescer e se desenvolver em todos os aspectos. Quando tabus são quebrados, a energia e a vida de uma pessoa pode entrar em desarmonia. Poderá torna-se sujeitas a desequilíbrios psíquico, físicos, espirituais e ate mesmo ocasionar coisas mais graves em alguns casos como, desastres, doença, perda, e assim por diante. Por isso, é importante saber o tabu quando existe, pois estas proibições nos recebemos do Criador do homem, Olorum. E de extrema importância, não colocarmos energias contrárias a nossa constituição de energia, para sempre ficarmos em Ire (positivo em pé).

 Omo Ifa é uma cerimônia muito importante, para o bem-estar e proteção pessoal.

 A iniciação em Omo Ifá é feita geralmente para qualquer pessoa, existem três situações:

 Primeira situação: O indivíduo tem a vontade de adentrar no culto por acreditar na força de Orunmila, esta pessoa não vai tornar-se sacerdote de Ifá.

 Segunda situação: Quando uma pessoa precisa de Ifá para dar e mostrar o caminho em sua vida, e quando Orunmila vem salvando o destino pessoal aqui no Aye (terra) seja no aspecto terreno, como trabalho dar caminho, doenças psíquico físicas e espirituais, questões familiar em fim a pessoa renasce para uma nova vida.

 Observação segundo meu Babalawo Ogunjimi e Araba Baba Salawo família Agbole Obemo.: “A este tipo de iniciação podem submeter-se todas as pessoas, pois tanto umbandistas, candomblecistas quanto cristãos e muçulmanos, dirigem-se ao Ile Ifa para pedir a iniciação. Estes são iniciados, contudo sem abandonar suas antigas práticas religiosas. Ifa não é preconceituoso e abrange outros grupos sociais, sem desestruturar as suas respectivas linhagens iniciais.”

 Terceira situação: Quando a pessoa tem caminho de sacerdócio por determinação de Orunmila Ifá a pessoa tem um chamado para se tornara Awo Ifá um Babalawo, Sacerdote do Culto de Orunmila Ifá. INICIAÇÃO PARA O SACERDÓCIO AWO IFA.

 Assentamento de Ifá.

Na primeira iniciação de Omo Ifa, o iniciado receberá o Assentamento de Ifá, na segunda mão Awo Ifá poderá utilizar o Agere Ifá em seu assentamento de Ifá, recebera orientações de como serão feitos os Oses limpeza e quando e como fazer.

 Assentamento de Esu Ifa

 Ao iniciar como Omo Ifá, a pessoa recebe também o assentamento de Esu Ifa, e fundamental e  necessário se ter o assentamento de Exu Orisá, porque Esu é a única entidade (Orisa) que pode ajudar ou prejudicar a pessoa, as energias de Orunmila Ifá são alinhadas, andam juntas com ele. Depois da iniciação, a pessoa fica responsável pelos seus assentamentos e fundamentos que são individuais e ela poderá cultuá-los sob as orientações do Babalawo. Estes fundamentos acompanham o novo Omo Ifá.

 AWO IFA - IPINUDU:

É a obrigação feita para Omo Ifa se tornar Awo Ifa, sendo permitido somente aos homens esta obrigação.

Para esta iniciação, a pessoa tem que primeiramente ter passado pela primeira mão ifa, ou seja ser um Omo Ifá, pois só desta forma o Babalawo saberá montar todo os fundamentos e trazer para perto todas as energias que dará caminho para a pessoa, sobre a terra.  Esta iniciação tanto para o sacerdote ou uma sacerdotisa o Babalawo irá orientá-lo(a) no caminho de Ifa, preparando-o(a) para o sacerdócio.

AWOLORISA – IPINNUDUN – O Caminho Feminino.

 No caminho feminino se chama IPINNUDUN AWOLORISA , esta iniciação e feita somente para mulheres, que serão futuras Yalorisa pelos caminhos de Ifá, uma Yanifa.

 Na primeira e segunda mão de Ifá, ou seja Omo Ifá e Awo Ifa a pessoa poderá ser do sexo masculino ou feminino não existindo nenhuma discriminação.

 Em todas as situações, o iniciado ira aprender os segredos de Ifá, estudara, fará cursos de aprendizado para a cada dia melhorar o seu conhecimento dentro da cultura e religião de Ifá. Por todos os caminhos das iniciações, o Omo Ifá e o Awo Ifa, começa a aprender e aprimorar o trabalho com o Orisá Orunmila Ifa e seus oráculos, Meridilogun (Jogo de 16 Buzios), Opele Ifá, Ikin Ifa, Obi, Orogbo dentre outros.

Estudo de vários Orikis, Ofos (rezas e orações), invocação especiais.    

Tanto a primeira mão ifá como na segunda trás gradativamente equilíbrio ao Ori ou harmonização da consciência humana com seu destino (ipin).

 Proteção contra forças destrutivas de diversos aspectos.

 E um caminho que é fascinante, aonde cada passo, cada conhecimento que vamos adquirindo, seja sobre lendas dos Orisás, Cultura do povo Yoruba, Odus, Magias, fundamentos, orações. Vamos nos tornando a cada dia, seres humanos melhores. Caminho longo, pois o aprendizado e basicamente infinito.

 Ase O.

 Aboru Aboye Bosise.

 Autor:

Babalawo Ifa Olaifa Tunde Agbole Obemo.

Alberto Junior

-----------------------------------------

Leia também:

O que é a iniciação ?

-----------------------------------------

 Cumprimento no dia a dia:

Baba, Aboru boye

Tradução:

Baba, saudação

Resposta do Baba:

A boye bosise A gbo a to

Tradução:

Tudo de bom pra você, tenha boa saúde e prosperidade.

(Geralmente com a cabeça no chão).

Aboru

Aboye

Abosise

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar