Iniciação no Culto de Orunmila Ifá - Omo Ifá – Awo Ifá Ipinodun

AddThis Social Bookmark Button

 Iniciação Ifá

Omo Ifá – Awo Ifá Ipinodun

 A iniciação nos trás muitos benefícios, você ira se harmonizar com o seu destino pessoal no Aye (Terra), terá também proteção e prevenção contra doenças, espíritos destrutivos, inveja, olho gordo, pragas, magias e feitiçarias. Orunmila Ifa e Esu darão orientação espiritual para alcançar o sucesso no mundo dos negócios, amor, familiar e espiritual. Vitória em todos os sentidos. O sucesso nasce da força espiritual que despertamos e aumentamos em nosso interior e Ori (Cabeça), Enikeji, nossa aura ou duplo etério, nosso gêmeo espiritual que se mantém em energia, um doble que os espíritas kardecistas chamam de perispírito que nos lembra e faz cumprir o nosso destino no Aye (terra) que recebemos e nos propomos a cumprir no Ile Orun (Casa do Céu). Enikeji faz parte de nosso Ori (cabeça) a sede de toda a existência, morada de nosso Orisa Eleda (Matéria massa de origem) ou Orisa regente, Odu (Signo Yoruba), tudo que se refere a nossa espiritualidade como: Ancestrais, Baba Egun, ou mesmo um espírito guardião, encantados, estes ancestrais são ligados a pessoa as vezes de outras vidas, tudo que se refere a parte espiritual, destino pessoal, esta ligado ao Ori, e sua composição, Enikeji, Iwa (bom caráter). A Iniciação em Ifá Orunmila trás o alinhamento e equilíbrio todas estas energias.

 

A importância da Divindade Orunmila Ifá dentro da religião nativa Africana do povo Yoruba é muito grande. Na mitologia Yorubá, Orunmila é o Deus da sabedoria entre os Irunmole (Orisas Geradores) e a divindade do destino, profecia e da sabedoria. Ele é "Igbakeji Olodumare" (o segundo em comando de Olorum ou Olodumare, muitas vezes também traduzido como "segunda cabaça de Deus", já que "IGBA" significa "cabaça") e "ipin Eleri" (testemunho do destino). Orunmila é também conhecido como Agbonniregun, aquele que detém todo o conhecimento da sabedoria e entendimento de todas as coisas Ifá seria a própria sabedoria. .

 Existem duas formas de iniciação:

Primeira Mão. Iniciação Comum = “OMO IFA”, em outras famílias esta iniciação se chama Isefa.

Segunda Mão de Ifá. Iniciação para sacerdote = “AWO IFA”, em outras famílias Itefa.

ObsAs praticas do Oráculo Sagrado de Ifá, tem origem em vários territórios da Nigeria, Benin e Togo, por isto tem Iles (casas) que usam os nomes da mãos de forma invertida ou diferentes, tem famílias que o Itefa e a primeira mão e o Isefa a segunda. Em minha família usamos Omo Ifa e Awo Ifa Ipinudu.

No Ifá Afro Cubano são, Awofakan e Babalawo. No Caminho feminino Awofakan e Apetibi. Existe também o Oba Eni Oriaté cargo para Babalorisas ou pessoas que pegam espírito. O Ifá tradicional é diferente.”

 Primeira Mão da iniciação no culto de  Ifá Orunmila.

 Omo Ifá, a iniciação comum pode durar em media 3 dias, em alguns casos raros pode chegar a 17 dias, no terceiro dia é feita uma cerimônia que se chama Ita-Ifá, aonde é sacado o Odu de nascimento do Omo Ifá, neste momento o Babalawo também revela o Orunko Ifá, nome iniciático, após se revelar o Odu de nascimento será realizada previsão, descrevendo o seu caminho espiritual, será instruído como corrigir questões problemáticas, relacionada a vida, pratica, espiritual, amorosa ou mesmo familiar, será revelado quais são os tabus do novo Omo Ifá, será dada recomendações de como obter o sucesso em muitas áreas da vida, quais energias deverão ser cuidadas, como Orisas, Egungun, Yami ou mesmo Magias, Ebus (pos), Aware, Mandarikans que devera utilizar no dia a dia.

 Por que eu preciso saber o tabu pessoal?

 A tradição de Ifá é baseada em uma relação harmoniosa com as forças e leis da natureza. As interdições quando aplicada ajuda uma pessoa permanecer em equilíbrio com Olodumare (Criador) e com sua energia pessoal, para que o indivíduo possa crescer e se desenvolver em todos os aspectos. Quando tabus são quebrados, a energia e a vida de uma pessoa pode entrar em desarmonia. Poderá torna-se sujeitas a desequilíbrios psíquico, físicos, espirituais e ate mesmo ocasionar coisas mais graves em alguns casos como, desastres, doença, perda, e assim por diante. Por isso, é importante saber o tabu quando existe, pois estas proibições nos recebemos do Criador do homem, Olorum. E de extrema importância, não colocarmos energias contrárias a nossa constituição de energia, para sempre ficarmos em Ire (positivo em pé).

 Omo Ifa é uma cerimônia muito importante, para o bem-estar e proteção pessoal.

 A iniciação em Omo Ifá é feita geralmente para qualquer pessoa, existem três situações:

 Primeira situação: O indivíduo tem a vontade de adentrar no culto por acreditar na força de Orunmila, esta pessoa não vai tornar-se sacerdote de Ifá.

 Segunda situação: Quando uma pessoa precisa de Ifá para dar e mostrar o caminho em sua vida, e quando Orunmila vem salvando o destino pessoal aqui no Aye (terra) seja no aspecto terreno, como trabalho dar caminho, doenças psíquico físicas e espirituais, questões familiar em fim a pessoa renasce para uma nova vida.

 Observação segundo meu Babalawo Ogunjimi e Araba Baba Salawo família Agbole Obemo.: “A este tipo de iniciação podem submeter-se todas as pessoas, pois tanto umbandistas, candomblecistas quanto cristãos e muçulmanos, dirigem-se ao Ile Ifa para pedir a iniciação. Estes são iniciados, contudo sem abandonar suas antigas práticas religiosas. Ifa não é preconceituoso e abrange outros grupos sociais, sem desestruturar as suas respectivas linhagens iniciais.”

 Terceira situação: Quando a pessoa tem caminho de sacerdócio por determinação de Orunmila Ifá a pessoa tem um chamado para se tornara Awo Ifá um Babalawo, Sacerdote do Culto de Orunmila Ifá. INICIAÇÃO PARA O SACERDÓCIO AWO IFA.

 Assentamento de Ifá.

Na primeira iniciação de Omo Ifa, o iniciado receberá o Assentamento de Ifá, na segunda mão Awo Ifá poderá utilizar o Agere Ifá em seu assentamento de Ifá, recebera orientações de como serão feitos os Oses limpeza e quando e como fazer.

 Assentamento de Esu Ifa

 Ao iniciar como Omo Ifá, a pessoa recebe também o assentamento de Esu Ifa, e fundamental e  necessário se ter o assentamento de Exu Orisá, porque Esu é a única entidade (Orisa) que pode ajudar ou prejudicar a pessoa, as energias de Orunmila Ifá são alinhadas, andam juntas com ele. Depois da iniciação, a pessoa fica responsável pelos seus assentamentos e fundamentos que são individuais e ela poderá cultuá-los sob as orientações do Babalawo. Estes fundamentos acompanham o novo Omo Ifá.

 AWO IFA - IPINUDU:

É a obrigação feita para Omo Ifa se tornar Awo Ifa, sendo permitido somente aos homens esta obrigação.

Para esta iniciação, a pessoa tem que primeiramente ter passado pela primeira mão ifa, ou seja ser um Omo Ifá, pois só desta forma o Babalawo saberá montar todo os fundamentos e trazer para perto todas as energias que dará caminho para a pessoa, sobre a terra.  Esta iniciação tanto para o sacerdote ou uma sacerdotisa o Babalawo irá orientá-lo(a) no caminho de Ifa, preparando-o(a) para o sacerdócio.

AWOLORISA – IPINNUDUN – O Caminho Feminino.

 No caminho feminino se chama IPINNUDUN AWOLORISA , esta iniciação e feita somente para mulheres, que serão futuras Yalorisa pelos caminhos de Ifá, uma Yanifa.

 Na primeira e segunda mão de Ifá, ou seja Omo Ifá e Awo Ifa a pessoa poderá ser do sexo masculino ou feminino não existindo nenhuma discriminação.

 Em todas as situações, o iniciado ira aprender os segredos de Ifá, estudara, fará cursos de aprendizado para a cada dia melhorar o seu conhecimento dentro da cultura e religião de Ifá. Por todos os caminhos das iniciações, o Omo Ifá e o Awo Ifa, começa a aprender e aprimorar o trabalho com o Orisá Orunmila Ifa e seus oráculos, Meridilogun (Jogo de 16 Buzios), Opele Ifá, Ikin Ifa, Obi, Orogbo dentre outros.

Estudo de vários Orikis, Ofos (rezas e orações), invocação especiais.    

Tanto a primeira mão ifá como na segunda trás gradativamente equilíbrio ao Ori ou harmonização da consciência humana com seu destino (ipin).

 Proteção contra forças destrutivas de diversos aspectos.

 E um caminho que é fascinante, aonde cada passo, cada conhecimento que vamos adquirindo, seja sobre lendas dos Orisás, Cultura do povo Yoruba, Odus, Magias, fundamentos, orações. Vamos nos tornando a cada dia, seres humanos melhores. Caminho longo, pois o aprendizado e basicamente infinito.

 Ase O.

 Aboru Aboye Bosise.

 Autor:

Babalawo Ifa Olaifa Tunde Agbole Obemo.

Alberto Junior

-----------------------------------------

Leia também:

O que é a iniciação ?

-----------------------------------------

 Cumprimento no dia a dia:

Baba, Aboru boye

Tradução:

Baba, saudação

Resposta do Baba:

A boye bosise A gbo a to

Tradução:

Tudo de bom pra você, tenha boa saúde e prosperidade.

(Geralmente com a cabeça no chão).

Aboru

Aboye

Abosise

Comentários   

 
0 #36 Daniela Naman 07-07-2017 13:58
Bom dia. Preciso me iniciar em Ifá pra saber meus caminhos? Ou só jogar? Minha vida tá uma tumulto só. Desde a financeira até a familiar. Me ajudem ! O que faço? Olorum modupe
Citar
 
 
0 #35 BHW 14-04-2017 16:05
I quite like reading an article that can make men and women think.
Also, many thanks for permitting me to comment!
Citar
 
 
0 #34 BHW 09-04-2017 06:29
It's the best time to make a few plans for the longer term
and it is time to be happy. I have read this
post and if I may I wish to counsel you some fascinating
things or suggestions. Perhaps you can write next articles relating to
this article. I wish to learn more issues about it!
Citar
 
 
0 #33 Elaine santos 01-03-2016 12:07
Olá bom dia bênçãos da minha mãe Osun aboto, sou iniciada yawo, por favor preciso de informações para iniciar no ifá. O curso seria somente presencial ? Grata
Citar
 
 
+1 #32 valdoirtosta 11-01-2016 20:03
mojuba, BABA
Sou de oxaguian, tenho pouca experiência de Santo, mas bastante conhecimento teórico,deixei o santo de lado durante muitos anos. Agora tomei pau direto por mais de 30 anos pelo abandonom venho de uma familia de jeje. Estou dando dori para apaziguar a surra que venho levando, todos meus irnãos são feitos. Por ter nascido emsituação ben dificil, fui apontado como abiku. Agora de volta as raizes, quero ou melhor gostaria de entrar em contato com o Srmhor para uma análize profunda de meus odus e do meu ORI. Quero conhecer o Ifa se me for permitido e emtra em contato com o Senhor, preciso do seu Email, e endereço de onde fica para um possível visita e consulta. Poderia ser assim? Peço-lhe misericordia e que me atenda.
Poderia escrever pra mim? MOJUba e meu respeito.Val
Citar
 
 
-1 #31 Alberto Junior 14-11-2015 00:52
Mojuba Kelly Silverio, boa noite.
Aboru Aboye Bosise.

No culto de Ifá Orunmila não existe feitura de Yao, primeiramente a pessoa se inicia no Culto de Ifá, posteriormente ou mesmo junto da Iniciação de Ifá, fazemos iniciação de Orisá pelos caminhos de Ifá, que e o assentamento mais outros Oros (segredos).

Apos o 3 dia de iniciação na cerimonia de Ita Ifá e sacado o Odu de nascimento ai posteriormente a pessoa se inicia por Ifá nestes Orisás é montado os Orisas que trás a boa sorte e o Orisá que corta a ma sorte o negativo e obviamente também e feita a iniciação do Orisá Eleda de Ori da pessoa polos caminhos de Ifá.

Lembrando que no culto de Ifá não existe transe de Orisá.

No Africanismo existe a sociedade dos Eleguns mediuns ai sim e feito feitura iniciação em Orisá mas da forma Africana, que e diferente dos Candomblés.

O sistema Africano e dividido por sociedades:
Sociedade dos Babalawos.
Sociedade dos Eleguns
Sociedade de Egungun
sociedade de Gelede Yami.
Etc.

A iniciação do Orisá por Ifá e reconhecida pelo Orisa do Ori de cada individuo, não impedindo de posteriormente a pessoa fazer o santo no candomblé ou mesmo ja ter sido iniciado no candomblé seja Yao ou Baba e Iya.

Para a pessoa se iniciar na sociedade de Elegun Mediuns (yao) teria que procurar um sacerdote deste culto.

Espero ter respondido sua pergunta.

Ase ti Olorum.

Baba Ifa Olaifa Tunde Ogbole Obemo Alberto Junior
Citar
 
 
0 #30 Kelly Silverio 08-11-2015 04:47
Aboru aboye Babá....
O senhor poderia me esclarecer uma enorme dúvida, existe iniciação de yawo no Ifa???? Assim feitura de Orisa. Sei da iniciação em babalaô, mas e fazer Orisa. Tem como isso em Ifa??? Se sim. Poderia me explicar mais ou menos como isso é possível?
Citar
 
 
-1 #29 marcelo de azevedo r 01-11-2015 23:00
boa noite,meu nome e marcelo soutenho 28 anos de santo sou do orixa ogunsou da raiz de gantoismais estou afastado de minha casa e gostaria de me iniciar na naçao ifa,estou sem condicoes financeiras pois perdi tudo gostaria de saber se na casa que eu for entrar se aceito por orumila e elegua se isto impede de eu me iniciar,boa noite e obrigada
Citar
 
 
0 #28 Alessandro silva rib 22-10-2015 13:03
E sou um oh a mm com firmado meeu cargo e gankuto e cuidar da ancetraliedade da minha casa como eu faço para me aperfeisuar
Citar
 
 
-1 #27 Alberto Junior 30-06-2015 00:15
Mojuba renan fernandes de A

Aboru Aboye Bosise

Tudo bem com você?

No culto de Ifá cultuamos 256 Odus, sendo que são 16 Babas Odus e 256 Omo Odus (filhos). O que acontece que dentro de cada Odu eles se desmembram em histórias, relacionadas a problemática do consulente, então falam que existe mais caminhos. Mas Odus são apenas os 256.

Ase ti Olorum.
Babalawo Ifa Olaifa Tunde
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar