O Privilégio de entender o Orí

AddThis Social Bookmark Button

O Privilégio de entender o Orí


O valor real da harmonia interna é que ela permite foco ininterrupto. Dito de outra forma, um dos grandes obstáculos para alcançar a grandeza pessoal e a autêntica felicidade é a distração. 
Em uma escala de 1-10, classifique sua capacidade de se concentrar sem distrações .


Um dos meus versos favoritos de Ifa fala da época em que Orunmila representava um enigma similar ao Orisá, pedindo-lhes "Quem pode acompanhar o seu filho em uma viagem longa, mesmo através do mar, sem nunca parar ou voltar atrás?" Todas as divindades afirmaram serem capazes do feito, mas todas falharam, incluindo o próprio Orunmila. A única deidade capaz de completar essa tarefa incrível foi, é e será sempre o Ori. 
E assim vemos que o núcleo do círculo ininterrupto é o Ori.



Em Yorubá, Ori pode ser traduzido literalmente como "Você vê". Como tal, Ori é a capacidade de visão interior, a capacidade de ver a si mesmo de acordo com a verdade de sua origem e de origens divinas. Astrologicamente falando, essa visão interna é chamada de princípio solar. Como o próprio sol, Ori é o princípio unificador de sua consciência. Isso faz com que tudo em sua consciência orbite harmoniosamente em torno de um único princípio, definida internamente. É por isso que Ori é elogiado como "a causa do Criador". E assim, a capacidade de transcender as limitações físicas, emocionais e mentais vão abrir as portas para o desenvolvimento espiritual. Aqui, vamos dar de cara com um recurso extremamente importante na viagem ao redor do círculo ininterrupto: falhas e imperfeições. 

No Santo Odu IrosunMeji, Ifa diz:

Quem se sente confortável se comporta como tal
Sacerdote Rere adivinhava para Ori
Ori estava descendo do céu à terra
Ori foi convidado a sacrificar
Ori fez o sacrifício
Se Ori veio ao mundo e se recusa a riqueza,
Osun - o ouvinte atento - Eu digo a você o meu destino
Ifa, deixe-me ser rico na minha vida
Se Ori veio ao mundo e se recusa a um bom cônjuge,
Osun - o ouvinte atento - Eu digo a você o meu destino
Ifa, deixe-me ter uma boa esposa na minha vida
Se Ori veio ao mundo e se recusa a todas as bênçãos,
Osun - o ouvinte atento - Eu digo a você o meu destino
Ifa, deixe-me ter todas as bênçãos em minha vida

A profundidade desta mensagem pode ser resumida no ditado: "A boca fechada não se alimentou!" Aqui, IrosunMeji está ensinando que o valor do auto-exame rigoroso é que demonstra claramente os pontos fracos, falhas e imperfeições em seu personagem, e só enfrentando-se que você pode ter a esperança de melhorar a si mesmo. 
O enfrentamento é um método eficaz para o auto-exame e desenvolvimento pessoal. A Avaliação por este método lhe dará uma imagem detalhada de quem é, de onde você vem e para onde você está tentando ir. Mais importante ainda esta avaliação lhe dirá exatamente o que está bloqueando seu caminho, fisicamente, emocionalmente, mentalmente e espiritualmente. Você também vai aprender o que você deve fazer a fim de alavancar seus pontos fortes e minimizar as ameaças. 
O Ori é o único alicerce real de sua existência, e irá lhe acompanhar onde nenhum outro Deus esta autorizado a ir.
A luz entra nas trevas mas as trevas não podem nunca, nunca penetrarem a luz.

Ifá Talabí Solá Oju Obá Omí

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar