Segundo o Odu de Ejí - Ogbe

AddThis Social Bookmark Button

 

Segundo o Odu de Ejí - Ogbe 


Olodumare ou Olorum, O Deus Supremo, antes de criar todo o Universo, criou o Irunmole Orisá Orumilà Ifà para ser o testemunho de tudo que ia acontecer e do que ele iria criar. 


Orunmila Ifà ganhou o nome de Eleri Ipin que significa

" Testemunho dos Destinos ".



Pelo grande amor que Orunmila Ifà demonstrou a Olorum o Criador, foi lhe dado o poder de transformar o Odú (destino pessoal) de cada um ou cada Ser, aquele que tem devoção a Ifà, nunca passará dificuldades pois ele é o alquimista dos destinos na terra. 

Aworo Ifá Olaifa Tunde Ogun Alakaie Baba Alberto Junior

Comentários   

 
0 #10 Alberto Junior 06-11-2014 13:00
Mojuba Ase ty Olorum

Senhor Baba Luiz L. Marins

Bom vamos la.

O senhor jamais vai converter uma pessoa que já e convertida na cultura de Orisá.

As lendas dos Orisás se confundem com as lendas dos reis ferreiros e aonde gera esta polemica.

Quando Oduduwa e seus companheiros chegaram em Africa, o culto de alguns orisás já estavam estabelecido, o culto de Obatala e um exemplo, na antiguidade a Africa era um território dividido em etnias tribais. Segundo muitas fontes Oduduwa foi o fundador da cidade de de Ile Ifé, cidade sagrada e central dos Yorubas. Obatala seria um Orisá ancestral das tribos local de Ile Ifé e Ekiti Efon aonde o culto de Obatala tem sua origem, uma civilização pré-Oduduwa. O culto de Obatala era inexistentes em outros territórios Yorubanos.

Outro fato que nos territórios Yorubanos segundo muitas fontes o Culto de Orunmila Ifá e presente em todo o território Yoruba, assim como o culto do Orisá Exu. A sociedade dos Babalawos sacerdotes do Orisá Orunmila Ifá, eram adivinhos dos Reis, inclusive adivinho do Rei das Cidade dos ancestrais de Obatala. Cada cidade, etnia Exemplos: Territorios do culto de Osun, Ogun, Sango etc., possuíam um Babalawo Sacerdote supremo do culto de Orunmila Ifá e as cidades em questão possuíam um Sacerdote supremo do Orisá territorial, como Osun, Ogun, Xango etc., o Rei era assistido pelos dois Sacerdotes, Orisá (Sociedade dos Eleguns) e Orunmila Ifá (Sociedade dos Babalawos).

Conclusão a religião Africana estrutura sua mitologia Itans-Odus, posterior a era de Agboniregun Orunmila Ifá.

O senhor inicia o seu livro Com Abimbola vou aqui reproduzir um trecho para explicar esta questão.

” Ifá é um importante sistema de divinação encontrado em muitas
culturas do oeste da África.
Na terra Yoruba,onde Ifá é a divindade principal, este sistema
divinatório fascinante foi intimamente identificado com a
história, mitologia, religião e medicina popular do povo Yoruba.
O Yoruba tem Ifá como um repositório das suas crenças e valores
morais.”

“A Mitologia de Ifá
De acordo com as crenças Yoruba, Ifá (por outro lado
conhecido como Òrúnmìlà)foi uma das quatrocentos e uma
deidades,1 que vieram do Òrun (céu) para o Ayé
(terra).Olódùmarè, o Deus Maior Yoruba, encarregou cada uma
destas deidades com uma função particular a ser realizada na
terra.2 Por exemplo, Ògún3 foi encarregado de todas as coisas
relacionadas com a guerra e a caça e o implemento do uso do
aço.Enquanto que Òòsàálá4 foi encarregado com
responsabilidade de oldar os corpos humanos com argila e
Èsù5
era o policial do universo e o curador do Àse, o poder
divino com o qual OLÓDÙMARÈ criou o universo e mantém suas
leis físicas.
Ifá ficou encarregado da divinação por sua grande sabedoria,
que ele adqueiriu como resultado da sua presença ao lado de
Olódùmarè, quando este criou o universo. Ifá portanto sabia
os segredos do universo.
Por isso seu nome de louvor Akéréfinúsogbón ( o pequeno
sábio).
O Yoruba acredita que as quatrocentas e uma divindades,
mencionadas acima desceram do cèu6
na cidade de Ifè.”

Encerrando nosso Dialogo espero que o leitor realmente pesquise sobre a nossa linda cultura do Orisa, seja do Candomblé, Orunmila Ifá, Egungun dentre outras.

Aboru Aboye Bosise
Baba Ifá OlaIfa Tunde Aderonmu Alberto Junior
Citar
 
 
0 #9 Luiz L. Marins 06-11-2014 11:49
Àse!

Bom dia a todos!
Iniciei para o orixá Oxala, batuque, em 1979.

Outrossim, não desejo continuar com debate, pois não é minha intenção converte-lo aos meus pensamentos.

Agradeço o espaço, a cordialidade e a permissão para postar pensamentos diferentes do vosso, o que mostra ser uma pessoa democrática, e isto é elogiavel.

Cabe aos leitores analisarem e estudarem as várias ideias religiosas afro-brasileira s que atualmente nasceram e estão tomando corpo no Brasil.

Permitam-me, para encerrar, a leitura deste texto de Pierre Verger:

http://culturayoruba.wordpress.com/o-perigo-para-as-religioes-afro-brasileira s/

Ilera, Ire o!
Citar
 
 
0 #8 Alberto Junior 06-11-2014 01:13
Mojuba SR Luiz L. Marins

Aboru Aboye bosise

Para continuarmos nosso dialogo, gostaria se não for inconveniente de saber se o senhor e iniciado em Orisá, qual nação quem são seus iniciadores.

O Ifaismo ou Africanismo, a sociedade dos Babalawos não inventaram nada não, faz parte dos mitos da criação dos Esés Itan de Ifá e seus Odus.

O Candomblé e uma religião Afro-Brasileira , como tal existem muitas diferenças nas formas de culto assim como nas mitologias Yoruba que são regionais.

Mas para entrar neste assunto e dar meu ponto de vista gostaria da sua identificação dentro da nossa religião de Orisá.

Orunmila Ire O
Orisa Nla Ire O. Obatala Ire O

Baba Ifa OlaIfá Tunde
Citar
 
 
0 #7 Luiz L. Marins 05-11-2014 22:54
Sr. Alberto Junior,

Meus respeitos.

Sobre o tema, quero considerar que nós brasileiros temos a informação errada que tudo "nasceu" do Ifa, e isto não é uma realidade na iorubalandia.

Cada divindade ioruba tem seu próprio sistema oracular e sua própria mitologia.

O culto de Ifa Orunmila não é algo absoluto e totalitarista, como imaginam.

Na mitologia iorubá, Obatala tem o poder da criação e da realização, e Orunmila, aquele que possui a sabedoria e o conhecimento, para orientar a todos, inclusive a mim.

Se Orunmila é o primeiro nascido, como afirma, então tudo que se escreveu até hoje sobre a religião iorubá está errado, OU, os babalaôs atuais estão criando uma nova mitologia a favor de Orunmila.

Continua a pergunta: se Orunmila é o primeiro, quem criou a palmeira de onde nascem os ikin?

Àse, ire o!
Citar
 
 
0 #6 Alberto Junior 05-11-2014 22:06
Mojuba Senhor Luiz L. Marins

Tudo bem.

Ja fiz uma citação de Odu que fala a respeito da antiguidade de Orunmila Outro Odu que fala a respeito e Iwori Meji.

Todo Itan-Odu parte do sistema adivinhatório de Orunmila Ifa.

Mas continuarmos nosso gostoso bate papo gostaria que o senhor se apresenta-se, para enriquecer nosso dialogo, ja vi que você tem um livro editado Obàtálá e a Criação do Mundo Iorubá.

Através de tradição Oral vinda de meu Babalawo Otunba Adekunle Aderonmu Ogun Jimi e Araba Baba Salawo, recebemos esta informação.

Mas gostaria de continuar nosso dialogo através de pesquisas minhas referente a este assunto.

Aboru Aboye Bosise
Orunmila ire o
Babalawo Ifa Olaifa Aderonmu Tunde Albero Junior
Citar
 
 
0 #5 Luiz L. Marins 05-11-2014 16:55
Àse o!

Obrigado Sr. Alberto por responder.

Continuo discordando de sua afirmação que Orunmila foi criado primeiro, pois contraria todos as pesquisas.

Para conceitar Ifá é preciso embasar com itan-odu. Sem isto, são conceitos jogados no vazio, como penas ao vento.

Volto à pergunta:

Se Orunmila foi criado primeiro, como diz o senhor, quem criou a palmeira de onde nascem os ikin, que o representam?

No aguardo,
Citar
 
 
0 #4 Alberto Junior 05-11-2014 01:46
Aboru Aboye Abosise a Todos.
Tudo bem Luiz L. Marins.

Por muitos anos, lendas recolhidas pelos candomblés de nação sempre trás Obatala (Osala), como o primeiro ser da criação.

Com o ressurgimento e resgate do Africanismo e do Culto de Orunmila Ifá, muitos mitos são esclarecidos, e novas lendas e historias inseridas no contesto, origem, mito e raizes do culto.

Orunmila Ifa tem um atributo dado por Olorum (Deus Criador) que e Èlèri ípìn (testemunho dos destinos), Olorum Criou Orunmila Ifá para testemunhar toda sua criação, por este fato, ele e um Orisa Funfun (da brancura) que antecede Obatala (Osala).

Respondendo a questão dos Ikins.

Orunmila Ifá e uma divindade de dois aspectos, quando ele e Orunmila ele e o Orisá que habita o Orun (ceu), quando ele e o Orisá Ifá ele assume o aspecto do Orisá da Adivinhação Sagrada de Ifá, ele e o Ikins, Opele Ifá, Meridilogun (jogo de buzios).

Ase ty Olorum Espero ter repondido sua pergunta.

Babalawo Ifá Olaifa Tunde
Citar
 
 
0 #3 Luiz L. Marins 16-09-2014 01:19
Saudações,

Segundo a mitoliga ioruba em diversas fontes, o primeiro grande Òrìsà criado foi Obàtálá, o criador.

Mas, caso fosse Òrúnmìlà, conforme informa o post, que é representado pelos ikin (sementes de palemira), cabe a pergunta:

--Quem então criou os ikins?

Àse o! ;-)
Citar
 
 
0 #2 Ifa Kemy 03-05-2014 03:58
Gostei :lol:
Citar
 
 
0 #1 Ifa Kemy 03-05-2014 03:57
:lol: otimo
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar