Significado Àbọ́rú, Àbọ́yẹ́, Àbọ́ṣíṣẹ

AddThis Social Bookmark Button

Àbọ́rú, Àbọ́yẹ́, Àbọ́ṣíṣẹ, significado ?

Muitos me perguntam o que e Àbọ́rú, Àbọ́yẹ́, Àbọ́ṣíṣẹ.

 

Esta é uma saudação universal para o Culto de Orùnmilá Ifá, sociedade de Bàbáláwos(pais do segredo), ou seja, os Sacerdotes do culto de Ifá, e seus devotos se cumprimentarem e se homenagearem dentro da Casa de culto. O devoto ao chegar ao Ile (casa) cumprimenta o Bàbáláwo, nos trabalhos mágicos, os devotos e discípulos também saúdam (mojuba) o Bàbáláwo responsável pelo trabalho do dia.

 

Àbọ́rú, Àbọ́yẹ́ é usado também para homenagear e cumprimentar também os Sacerdotes e Sacerdotisas de Òrìṣà (Orixá), Bàbálòrìṣà e Ìyálòrìṣà, respectivamente, e seus seguidores, bem como para qualquer Iniciado em Ifá, quando se saúdam entre si, e deve sempre ser incitado(ou seja pronunciado em primeiro) pelo mais novo em qualquer encontro, sua tradução literária pode ser definida como:

“Eu reconheço Orùnmilá em voce”(do mais novo para o mais velho sempre), no que deve ser respondido pelo mais velho, ao mais novo:

“Ogbó atọ́, Àbọ́ṣíṣẹ;

Que pode ser entendido como: “Eu também reconheço Orùnmilá em você, e este cumprimento sempre deve ser fechado com uma ultima suplica feita a Orunmila pelo mais velho, em enriquecimento ao mais novo;

“Àsúre, Ìwọ̀rì Òfún”;

que também suporta a seguinte interpretação: “Que o sacrifício possa ser feito, que ele possa ser aceito, e que aquilo pelo qual ele foi feito se manifeste, assim como em Ìwọ̀rì Òfún”, que é um dos Ọmọ Odú de Ifá, Odú de caminho de um Awo(filho do segredo) sacerdote do culto de Orùnmilá Ifá.

 ÀBORÚ BOYÈ”, OU “ÀBORÚ BOYÈ, BO SÍSÉ”. O PRIMEIRO SIGNIFICA: “QUE SUAS OBRAS SEJAM BENDITAS E ACEITAS”, A SEGUNDA SIGNIFICA: “QUE SUAS OBRAS SEJAM ACEITAS”. A RESPOSTA DE UM BABALÁWO É: “AGBÓ, ATÓ, ÀSÚRE, ÌWÒRÌWÒFÚN”, QUE SIGNIFICA: “QUE TENHA UMA VIDA LARGA E SAUDÁVEL, E RECEBA

 AS BÊNÇÕES DE ÌWÒRÌWÒFÚN”.

 ÌWÒRÌWÒFÚN” É UM ODÙ DE IFÁ. ÌWÒRÌ À DIREITA, ÒFÚN À ESQUERDA. USAMOS ESTE ODÙ PARA

 ABENÇOAR ÀS PESSOAS. IGUAL USAMOS ÒSÉTÙÚRÁ, ESPECIALMENTE PARA AS BENÇÃOS DURANTE UM SACRIFÍCIO.OU TAMBÉM PODE SE RESPONDER: AGBO A TÓ, (CONTRAÇÃO DE À YÀ GBÓ, À YÀ TÓ) IRE O ! QUE SIGNIFICA

 “QUE VC TENHA PROSPERIDADE E LONGEVIDADE, SORTE PARA Você”

 Lendas:

Uns dos ITAN (versos e contos do Orisá Orunmila Ifá)
BABA ORUNMILA FOI ACUSADO PERANTE OLODUMARE (DEUS CRIADOR) TERIA QUE RESPONDER A SEIS ACUSAÇÕES FEITAS, PELAS OUTRAS DIVINDADES. ANTES DE IR PERANTE OLORUM ORUNMILA, CONSULTOU IFA QUE MANDOU-LHE FAZER SACRIFÍCIO COM UM MACACO. ÒRÚNMÌLÁ O FEZ.
ORUNMILA FOI PERDOADO DAS ACUSAÇÕES DE OLODUMARE OU OLORUM.
DEPOIS DESTE OCORRIDO, NASCERAM TRÊS FILHOS ANCESTRAIS QUE ORUNMILA CHAMOU O PRIMEIRO FI-OBO-RU (O MACACO SE USOU PARA O SACRIFÍCIO), O SEGUNDO FI-OBO-YE (O MACACO FOI USADO PARA VIVER) E O TERCEIRO O CHAMOU DE FI-OBO-SISE (O MACACO SE USA PARA CHEGAR).
A SEGUNDA ESTA MEMORAVEL HISTÓRIA QUE RECITOU, FOI ASSIM. HOUVE UM TEMPO EM QUE A ÒRÚNMÌLÁ LHE FOI MARCADO EBO, MAS NÃO TINHA DINHEIRO PARA FAZÊ-LO, ELE FOI ATÉ SEUS FILHOS, E IBORU LHE DEU 2000 CARACÓIS.
IBOYE LHE DEU 2000 CARACÓIS E IBOSISE LHE DEU OUTROS 2000 CARACÓIS, COM ESTE DINHEIRO ELE COMPROU UMA GALINHA, POMBAS E OUTRAS COISAS NECESSÁRIAS PARA O EBÓ. DEPOIS DE FEITO, ELE CONVIDOU MUITAS PESSOAS PARA QUE FOSSEM COMER E OS CONVIDADOS O CONGRATULARAM PELO FESTIN DIGNO DE UM REI, MAS ELE LHES DISSE:
“NÃO AGRADEÇAM A MIM POR ISSO, E SIM À IBORU IBOYE IBOSISE”.
EM ALGUMAS PARTES DA TERRA YORÙBÁ, AS PESSOAS SEGUEM FALANDO ASSIM. ELES DIZEM, “ÀBORÚ ABOYÈ, IBO SÍ SÉ”.
O DIALETO CONHECIDO COMO ÒNKÒ, NÃO SE LIMITA SÓ A REGIÃO DE ÈGBÁDO E SIM  A VÁRIAS PARTES PRÓXIMAS TAMBÉM.
“ÀBORÚ BOYÈ”, OU “ÀBORÚ BOYÈ, BO SÍSÉ”.
O PRIMEIRO SIGNIFICA: “QUE SUAS “OBRAS SEJAM BENDITAS E ACEITAS”,
A SEGUNDA SIGNIFICA: “QUE SUAS OBRAS “SEJAM ACEITAS”.
A RESPOSTA DE UM BABALÁWO É:
“AGBÓ, ATÓ, ÀSÚRE, “ÌWÒRÌ'ÒFÚN”, QUE SIGNIFICA:
“QUE TENHA UMA VIDA LARGA E SAUDÁVEL E RECEBA AS BÊNÇÕES DE ÌWÒRÌ'ÒFÚN”.
“ÌWÒRÌ'ÒFÚN” É UM ODÙ DE IFÁ.
ÌWÒRÌ À DIREITA, ÒFÚN À ESQUERDA. USAMOS ESTE ODÙ PARA ABENÇOAR ÀS PESSOAS.
IGUAL USAMOS ÒSÉTÚRÁ, ESPECIALMENTE PARA AS BÊNÇÃOS DURANTE UM SACRIFÍCIO.
 
Babalawo Ifa Ifaolaifa Tunde Alberto Junior

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar