O que é a iniciação ?

AddThis Social Bookmark Button

O que é a iniciação? 

A tradição do Culto de Orunmla  Ifá e do Orisá do povo Yoruba inclui métodos de comunicação com as formas de consciência sagrada os imortais, Deuses que existem no mundo invisível Orun (céu). Sem iniciação adequada, treinamento adequado, disciplina interna e externa, esta comunicação será ineficaz e até mesmo perigoso. Práticas serão eficaz quando há uma linha de continuidade e transferência de ase (poder espiritual), bem como a continuidade, não é apenas a transferência de um conjunto de diretrizes e técnicas, a transferência de toda a experiência de muitas gerações.Iniciação é principalmente o acesso à prática segura, formação adequada e apoio daqueles que já percorreram o caminho do aprendizado. Quando queremos tirar proveito de um dispositivo desconhecido, seria lógico para ler as instruções e manual do usuário, e, em seguida, irá se conectar à rede. Não ter estudado o guia, corremos o risco de gastar um grande tempo perdido, e uma aplicação mal sucedida, muitas vezes ate catastrófica, podendo causar graves danos espirituais, psíquicos e na vida concreta da pessoa. Dedicação, estudo, cerimônia, iniciações, marca a transição do indivíduo a um novo estágio de desenvolvimento. Neste processo, um homem desce para a própria escuridão, para corrigir as qualidades negativas ou descobrir sua verdadeira natureza e, ao mesmo tempo experimentar a interação com o poder espiritual da cultura nativa de Ifá Africana.

 

 

 

 

Deve notar-se, que existe uma seleção feita por Orunmila Ifá e o Igbo Ifá Orisá, os Imortais são muito seletivo na escolha de candidatos à iniciação e treinamento. Só que tenham caminho que sejam boas pessoas podem entrar em nossa comunidade ( Egbe) e obter uma formação autêntica, que requer dedicação e treinamento  apropriado. É claro que, no mundo de hoje, você pode facilmente obter qualquer iniciação pagando um bom dinheiro, mas ninguém vai dar garantias sobre a qualidade da maioria destas iniciações, e mais eficaz será o treinamento, aprendizado e suporte posteriores. Em nossa experiência com mais de 13 anos de inicição de Ifá e estudos, e ter um iniciador realmente Áfricano Otunda (Principe) Adekunle Ogun Jimi e Baba Salawo, sacerdotes de alta qualidade e conhecimento, me tornei um Babalawo verdadeiro recebi o nome iniciatico de Babalawo Ifa Olaifa Tunde Agbole Obemo. Você pode fazer qualquer iniciação ou comprar conhecimento tanto na África, Cuba como no Brasil, mas se esta ação vai ser eficaz, é outra questão.

Meu IPINUDU Ifa dia em que me tornei Awo Ifá um Babalawo.

 

 Em noventa e nove casos fora de uma centena de pessoas após o iniciação  em África ou Cuba, tem compreensão mínima e conhecimento prático. E raro o sacerdote que da suporte posterior a iniciação. Existe também a questão da língua e cultura dos mesmos. Cursos rápidos não lhe trás todo o conhecimento necessário, sem o suporte ou auxilio posterior de um sacerdote. Em outras palavras, ouvir um sino, mas não sei onde ele está.

 Há também uma ideia errada de que sacerdote  Africano ou Cubano, seja melhor do que um sacerdote Brasileiro só porque ele é negro ou nativo. Raça e etnia não garante a seriedade ou mesmo a viabilidade de tais sacerdotes, referindo-se apenas a sua origem, e por isso seria um erro supor que no mundo espiritual desempenhar o papel dos componentes acima mencionados, esquecendo que há uma força espiritual que determina o valor da prática.

Além disso, o contato com os versos de Ifá sem o verdadeiro entendimento e disciplina pessoal, prática e crescimento espiritual, sem isto não atingimos nenhum poder sobre a terra.

          Hoje em dia encontramos muitos sacerdotes metidos a sabichões, se sentem os melhores do mundo, só o que vem de seu conhecimento, presta ou e certo, fujam destes tipos de sacerdotes que tentam com humilhação ao próximo, ganhar novos adeptos. O conhecimento de Ifá Orunmila vem aos poucos, com as praticas e estudos, desenvolvimento, participação do Egbe (Comunidade casa), através do dia a dia. É aprendendo o fácil que chegamos no difícil, para uma pessoa poder de fato se intitular um verdadeiro Babalawo e toda uma vida de pratica e estudos. Ao  passarmos pelas iniciações devidas chegamos a Babalawo, com o conhecimento mínimo para poder tocar um Egbe (Comunidade) Ifa, com o passar dos anos, praticando estudando,  participando das atividades, do seu iniciador, procurando conhecimento fazendo  cursos, trocando informações com irmãos do Egbe e amigos, o sacerdócio começa a ficar maduro. Todos Passamos por um processo de um passo após o outro, não so no culto de Ifa mas em outras praticas sacerdotais e iniciáticas. E um caminho longo de muita dedicação aonde todas as pessoas do Egbe (comunidade) participam, com ajuda mutua seja nos trabalhos, estudos, manutenção, limpeza do Ilê (casa), trocas de conhecimento e aprendizado. Isto a meu ver e uma verdadeira casa de Culto de Orunmila Ifa, Sociedade dos Babalawos.

Autor: Babalawo Ifá Olaifa Agbole Obemo Alberto Junior

Leita Também:

Iniciação no Culto de Orunmila Ifá - Omo Ifá – Awo Ifá Ipinodun

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar