Ifá determina o caminho
Dentro de sua história Orunmilà é um dos Ifá que Olodumare (Deus Supremo) mandou ao mundo para ser seu representante. Através dele os humanos sabem o amanhã. Pra alguns ele estava junto de Olodumare quando este criou o ser humano, por isso que o chamamos de Eleri Ìpin – aquele que vê o destino – porque ele sabe tudo com sua inteligência podendo intervir junto a Olodumare. Ifá é o intermediário entre o homem e Olodumare, por isso é chamado também de Okitiripi a pa ojo iki da, aquele que pode mudar o dia da morte. Seu nome correto é Òrun mó oolà (sabe o amanhã) ou Òrun mó eniti o màa la (sabe se a pessoa vai se salvar). Quando veio ao mundo residiu perto da cidade de Ekìtì, foi para Ado-Ekìtì e depois para Ijesa-Obòkun e finalmente fixou-se em Ile-Ifé.
Ifá conta com Osayin como seu auxiliar em seus feitos, por isso Osanyi é considerado o rei das folhas. Quando Ifá estava ocupado, mandava Osanyi em seu lugar. Outro que fica próximo dele é Èsú. Òrúnmilà é uma entidade que Òlodùmaré mandou para a Terra para ajudar a resolver os problemas dos homens. Orunmila usava Ifá para adivinhar os problemas do homem. Esse Ifá se chama Ikin – parece um caroço de dendê – e ele usava dezesseis ikin para fazer a advinhação. Cada um desses ikin representa um odú.
Odú de Ifá
Todos esses odú são diferentes entre si e possuem outros dezesseis. Há algum tempo atrás não se fazia nada na sociedade Yorubá sem consultar antes Ifá. Habitualmente consulta-se Ifá antes de contrair matrimônio e para tirar duvidas a respeito de quaisquer negócios.
A importância de Ifá
Quando nasce uma criança faz-se o jogo para saber o que ela traz consigo, e até seu nome é escolhido por Ifá, bem como sua comida. Se ao dormir alguém sonhar com algo que o incomoda, a maneira de tranqüilizar-se é perguntar a Ifá. Ifá não tem uma data fixa para suas festividades, ele mesmo escolhe seu dia. Usa-se em suas oferendas mariwo, ratos, peixes, cabras, igbin (caracol), galinhas, inhames, obís, etc.
Agbigba ou Òpèlè
Na história, Òpèlé era um dos mensageiros de Òrunmilà quando algo acontecia dentro da cidade. Fatos gerais que afetavam a todos, e às vezes as pessoas o procuravam antes de procurar Ifá e este falava através dele. Quando Olódùmarè foi embora da Terra, o deixou como uma das maneiras de consultá-lo, o Òpèlè- Ifá.
Obì
Algumas pessoas recorrem ao obí para consultar Ifá. A semente utilizada para tal deve possuir quatro partes, duas machos e duas fêmeas. Cada caída tem um significado, e quem sabe ver através deste, já obtém a resposta a cada jogada, como é feito no Ifá.
Ilè – Terra
É outra forma de adivinhação, porém pouco conhecida, mas é uma opção forte e real, pois é sobre a terra que se faz tudo na vida, é onde se constrói uma casa, assassina-se alguém, pratica-se a bondade e a maldade. Nada é feito no mundo que não seja sobre a terra. O jogo de Ile parece-se com o de Ierosun – pó amarelo dedicado a Ifá – mas não é o mesmo, os produtos usados em outros Ifá podem ser os mesmos para este, porém ele não aceita sangue em seu ritual.
Olokun – Búzios
No Brasil existem muitas pessoas que utilizam esse tipo de Ifá, é o chamado jogo de búzios. Na Àfrica a maioria das pessoas que jogam búzios são mulheres. Em cidades como Osogbo Oyo, Ògbomóso, existem muitos que praticam esse tipo de adivinhação, como também em Ijebu, Abeokuta, Òwò e Ekiti. Este é um Ifá forte, pois em algumas regiões Olokun é esposa de Orunmilà (em outras é um Òrisa masculino) e lhe são atribuídos os mesmos nomes que a ele.
Wo – mi – péé
Este tipo de adivinhação só é utilizado por algumas pessoas que possuem uma força extraordinária, podendo ver o futuro e o passado do consulente. O sacerdote deste tipo de Ifá faz rituais nos próprios olhos, mas o problema é que ele não pode ter medo de nada, pois algumas entidades são vistas, não podendo o sacerdote temê-las. Utiliza-se um espelho mágico.
Olokun Awo
Este tipo de Ifá é feito dentro de uma louça branca e limpa e junto dele trabalha uma criança vestida com panos pretos, auxiliando o sacerdote.
Amuletos/Fetiches (Oogun)
Amuleto
A magia também exerce função importante nas crenças africanas. Aos sacerdotes são atribuídos poderes mágicos, entre eles o de curar. Muitos africanos (yoruba) usam amuletos para se proteger do mal. Os fetiches (Oogun) podem ter diversos formatos, podem ser desde uma simples pedra a imagens bem esculpidas. Segundo algumas mitologias uma proteção eficaz contra feitiços. Além de quem as usa são portadores de boa sorte. Os africanos utilizam peles de animais, contas e outros materiais para aumentar o poder dessas estatuetas usadas para proteção de residências e prosperidade.
a) Para dormir
Existem receitas para alguém dormir.
b) Para causar insônia
Existem trabalhos para deixar as pessoas com insônias.
c) Para causar e evitar pesadelos
No campo mágico, o babalawo pode enviar pesadelos para pessoas ou protege-las deles.
d) Epe (maldições)
Uma atividade importante e assustadora efetuada pelos babalawos pode ajudar as pessoas ou amaldiçoá-las, podem também protegê-las das maldições.
e) Processos Judiciais (ego)
Os babalawos tanto são capazes de ajudar as pessoas a envolver alguém em um processo judicial quanto de proteger a pessoa já envolvida em um ou mesmo livrá-la do caso.
f) Boa memória (isoye)
Odu Obara Iwori ou Obara Akoye tem um elo com noções de memória ou inteligência.
g) Virilidade (aremo)
Temos magia para acordar um pênis adormecido.
h) Tranqüilidade (ero)
Magias de ero trazem calma e suavidade.
i) Dinheiro (Awure)
Esta é a magia com mais de 16 receitas para obtenção de dinheiro, o que deixa óbvio ser este um desejo importante.
j) Amor das mulheres (awure iferan)
Esta é a magia com mais de 30 receitas para se conseguir uma esposa e ser amado por ela.
k) Filhos (ibimo)
Mais de 175 receitas referentes a ter filhos incluindo remédios para facilitar a concepção para assegurar a gravidez ou evitar o aborto e para que o parto seja fácil.
l) Longevidade (ipê laiye)
Esta é uma magia com mais de 46 receitas para ajudar as pessoas a ficarem na terra por muito tempo.
m) Boa sorte (oriire)
Esta é uma magia com mais de 60 receitas que tem o intuito de atrair a boa sorte.
n) Vitória sobre um inimigo (iségun otá)
Esta é uma magia com mais de 100 receitas para se ter vitória sobre inimigo dentro ou fora de casa ou no local de trabalho.
o) Afoxé
Esta é uma magia chamada afoxé : que a palavra possa tornar-se realidade. E frequentemente pedido pelas pessoas aos babalawos.
Familia:
Babalawo Ogunjimi Ifaronmu Aderonmu
Nossa Familia.
{jcomments on}