O Culto de Gelede – UNESCO.

O Culto de Gelede – UNESCO.

A sociedade de Gelede ficou popular no Brasil através do culto de Ìyámì Òsòròngá que e cultuada pela sociedade de Gelede.

Patrimônio Imaterial da Herança Oral e Cultural da Humanidade.

            A Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, na Conferência Mundial de 2005 , proclamado em 2006. Reconhece a Sociedade de Gelede como patrimônio da humanidade, assim como o e o Culto de Ifá Orunmila, sociedade dos Babalawos,  Nigéria, Benin e Togo.

O Sociedade de Gelede foi proclamado em uma das Obras-Primas, Património Oral e Imaterial da Humanidade. 

 

 

A Proclamação das Obras-Primas das tradição Oral e imaterial é um passo decisivo na estratégia de UNESCO para salvaguardar o nosso património vivo.

As proclamações 2001, 2003 e 2005, estabeleceu  uma lista de 90 exemplos notáveis do  Patrimônio Cultural (ICH) no mundo.

No documento da Unesco sugere que: “os Patrimônio Oral e Imaterial tem a necessidade de salvaguarda;

• Catalogar e Inventáriar  o Património Oral e Imaterial da Humanidade

•Encorajar os países a desenvolver inventários nacionais e medidas legais e administrativas para proteger Patrimônio Oral e Imaterial;

• Incentivar a participação de artistas e tradicionais aqueles com experiência local na identificação e revitalização.

O programa distingue duas categorias de patrimônio cultural;
1)  Imaterial : as formas de expressão popular e tradicional.
2) espaços culturais, definido como um “Locais com concentrações de atividades populares e tradicionais.”

Tradução do texto em Espanhol abaixo links dos textos originais:

O Patrimonio Oral Gelede

BENÍN, NIGERIA Y TOGO

O gueledé é praticada pela comunidade ioruba – nagô, criado em Benin , Nigéria e Togo. Uma vez que mais de um século, essa cerimônia é para honrar a primordial mãe Iya NLA , e o papel da mulheres na organização social e desenvolvimento da sociedade Yoruba . O gueledé é celebrada após a colheita, por ocasião de eventos importantes , ou se secas e epidemias. O show, que é caracterizada pelo uso de máscaras esculpidas , cantando na língua iorubá e conta a história e os mitos da aldeia ioruba – nagô .

As cerimônias ocorrem à noite em uma praça pública, perto de uma casa onde os dançarinos vestido. Primeiro cantores emergentes são acompanhadas por um homem que
toca bateria ea orquestra . Em seguida, fazer uma aparição os dançarinos , vestidos com trajes magníficos . a cerimônia requer grande preparação artesanato , particularmente
escultura máscara e tomada de costume .

Com este ritual assegura a transmissão de imaterial oral, que mistura poesia épica e lírica , tudo entremeado com ironia e escárnio. Elas costumam usar figuras de animais , assim como a serpente , um símbolo de poder, ou o pássaro, o mensageiro dos “mães” . A comunidade está organizada em grupos homens e mulheres, liderados por um responsável masculino e feminino. Este é o único grupo de máscaras , que também é liderada por mulheres. Embora Gelede parece ter se adaptado à sociedade patriarcal.

Hoje, o património oral e danças são testemunho de uma ordem matriarcal antiga.
Desenvolvimento tecnológico implica uma perda de habilidades técnicas tradicionais e turismo contribui para transformar em um produto de folclore . No entanto, o gueledé comunidade
está bem ciente do valor do seu patrimônio imaterial , como evidenciado pelo intenso trabalho preparatório e do afluxo
novos participantes.

Texto adaptação e Tradução: Baba Ifa Olaifa Agbole Obemo Alberto Junior

   http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001473/147344S.pdf   -Em Espanhol – Página 73

 http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001473/147344e.pdf   -Em Inglês   {jcomments on}-   Página  73

 

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