Àbọ́rú, Àbọ́yẹ́, Àbọ́ṣíṣẹ, significado ?
Muitos me perguntam o que e Àbọ́rú, Àbọ́yẹ́, Àbọ́ṣíṣẹ.
Esta é uma saudação universal para o Culto de Orùnmilá Ifá, sociedade de Bàbáláwos(pais do segredo), ou seja, os Sacerdotes do culto de Ifá, e seus devotos se cumprimentarem e se homenagearem dentro da Casa de culto. O devoto ao chegar ao Ile (casa) cumprimenta o Bàbáláwo, nos trabalhos mágicos, os devotos e discípulos também saúdam (mojuba) o Bàbáláwo responsável pelo trabalho do dia.
Àbọ́rú, Àbọ́yẹ́ é usado também para homenagear e cumprimentar também os Sacerdotes e Sacerdotisas de Òrìṣà (Orixá), Bàbálòrìṣà e Ìyálòrìṣà, respectivamente, e seus seguidores, bem como para qualquer Iniciado em Ifá, quando se saúdam entre si, e deve sempre ser incitado(ou seja pronunciado em primeiro) pelo mais novo em qualquer encontro, sua tradução literária pode ser definida como:
“Eu reconheço Orùnmilá em voce”(do mais novo para o mais velho sempre), no que deve ser respondido pelo mais velho, ao mais novo:
“Ogbó atọ́, Àbọ́ṣíṣẹ;
Que pode ser entendido como: “Eu também reconheço Orùnmilá em você, e este cumprimento sempre deve ser fechado com uma ultima suplica feita a Orunmila pelo mais velho, em enriquecimento ao mais novo;
“Àsúre, Ìwọ̀rì Òfún”;
que também suporta a seguinte interpretação: “Que o sacrifício possa ser feito, que ele possa ser aceito, e que aquilo pelo qual ele foi feito se manifeste, assim como em Ìwọ̀rì Òfún”, que é um dos Ọmọ Odú de Ifá, Odú de caminho de um Awo(filho do segredo) sacerdote do culto de Orùnmilá Ifá.
“ÀBORÚ BOYÈ”, OU “ÀBORÚ BOYÈ, BO SÍSÉ”. O PRIMEIRO SIGNIFICA: “QUE SUAS OBRAS SEJAM BENDITAS E ACEITAS”, A SEGUNDA SIGNIFICA: “QUE SUAS OBRAS SEJAM ACEITAS”. A RESPOSTA DE UM BABALÁWO É: “AGBÓ, ATÓ, ÀSÚRE, ÌWÒRÌWÒFÚN”, QUE SIGNIFICA: “QUE TENHA UMA VIDA LARGA E SAUDÁVEL, E RECEBA
AS BÊNÇÕES DE ÌWÒRÌWÒFÚN”.
ÌWÒRÌWÒFÚN” É UM ODÙ DE IFÁ. ÌWÒRÌ À DIREITA, ÒFÚN À ESQUERDA. USAMOS ESTE ODÙ PARA
ABENÇOAR ÀS PESSOAS. IGUAL USAMOS ÒSÉTÙÚRÁ, ESPECIALMENTE PARA AS BENÇÃOS DURANTE UM SACRIFÍCIO.OU TAMBÉM PODE SE RESPONDER: AGBO A TÓ, (CONTRAÇÃO DE À YÀ GBÓ, À YÀ TÓ) IRE O ! QUE SIGNIFICA
“QUE VC TENHA PROSPERIDADE E LONGEVIDADE, SORTE PARA Você”
Lendas:
ORUNMILA FOI PERDOADO DAS ACUSAÇÕES DE OLODUMARE OU OLORUM.
DEPOIS DESTE OCORRIDO, NASCERAM TRÊS FILHOS ANCESTRAIS QUE ORUNMILA CHAMOU O PRIMEIRO FI-OBO-RU (O MACACO SE USOU PARA O SACRIFÍCIO), O SEGUNDO FI-OBO-YE (O MACACO FOI USADO PARA VIVER) E O TERCEIRO O CHAMOU DE FI-OBO-SISE (O MACACO SE USA PARA CHEGAR).
IBOYE LHE DEU 2000 CARACÓIS E IBOSISE LHE DEU OUTROS 2000 CARACÓIS, COM ESTE DINHEIRO ELE COMPROU UMA GALINHA, POMBAS E OUTRAS COISAS NECESSÁRIAS PARA O EBÓ. DEPOIS DE FEITO, ELE CONVIDOU MUITAS PESSOAS PARA QUE FOSSEM COMER E OS CONVIDADOS O CONGRATULARAM PELO FESTIN DIGNO DE UM REI, MAS ELE LHES DISSE:
“NÃO AGRADEÇAM A MIM POR ISSO, E SIM À IBORU IBOYE IBOSISE”.
O DIALETO CONHECIDO COMO ÒNKÒ, NÃO SE LIMITA SÓ A REGIÃO DE ÈGBÁDO E SIM A VÁRIAS PARTES PRÓXIMAS TAMBÉM.
O PRIMEIRO SIGNIFICA: “QUE SUAS “OBRAS SEJAM BENDITAS E ACEITAS”,
A SEGUNDA SIGNIFICA: “QUE SUAS OBRAS “SEJAM ACEITAS”.
A RESPOSTA DE UM BABALÁWO É:
“AGBÓ, ATÓ, ÀSÚRE, “ÌWÒRÌ’ÒFÚN”, QUE SIGNIFICA:
“QUE TENHA UMA VIDA LARGA E SAUDÁVEL E RECEBA AS BÊNÇÕES DE ÌWÒRÌ’ÒFÚN”.
“ÌWÒRÌ’ÒFÚN” É UM ODÙ DE IFÁ.
ÌWÒRÌ À DIREITA, ÒFÚN À ESQUERDA. USAMOS ESTE ODÙ PARA ABENÇOAR ÀS PESSOAS.
IGUAL USAMOS ÒSÉTÚRÁ, ESPECIALMENTE PARA AS BÊNÇÃOS DURANTE UM SACRIFÍCIO.